PADRONIZAÇÃO
Os bancos e caixas eletrônicos são frios!: Eles são padronizados, em qualquer cidade que se vá, eles serão da mesma cor, mesmo material e cheios de notas no seu interior. Você entra, com um olho no peixe e outro no gato, meio desconfiado se não estão te observando lá de fora, prestes a entrar e te assaltar furtivamente, ou logo após sair com a carteira mais pesada. Não tem como desassociar banco e ladrão. As duas coisas estão na sua cabeça quando se desce do carro, ás dez da noite e entra pela porta de vidro, tenso. apressado pera realizar a operação e sair: Poderia ser diferente, por que os bancos investem seriamente para que o lay-out, as cores e a temperatura-ambiente sejam o mais agradáveis para os clientes, mas o ladrão não quer saber disso. Ele não vai entrar e ser recebido com um sorriso pelo gerente e muito menos vão lhe oferecer um cafezinho enquanto o explicam as modalidades de investimento pelas quais ele pode optar: Ele apenas espreita e te espera, com a adrenalina lá no alto, impaciente com a arma em punho em direção á sua cara, aos berros: "Passa a grana, agora porra!!!"
Outro dia eu sentado papeando com os amigos, degustando um chopp mediano (Sim, mediano por que já tive melhores que aquele...), me divertindo com o impagável tom irônico do grande Daniel, ao contar das situações cotidianas...Quando viro os olhos para o outro lado da rua e lá está o Itaú (Oooohhhh...): Fechado, porém todo aceso e aparentemente seguro. Na mesma tacada, lembrei de um Itaú das Mercês (Um bairro de Curitiba), de um sábado à noite em que passamos por ele, antes de ir pra qualquer outro lugar se divertir: Os bancos quase idênticos, não gêmeos, mas irmãos ou primos de primeiro grau, mesmas cores, mesmas luzes brancas beirando o etéreo, o visual "ultra-clean", o silêncio quebrado apenas pelos tons das teclas quando se digitava a senha, e o alegre barulhinho das notas sendo selecionadas e disponibilizadas simultaneamente com a mensagem na tela "Retire seu dinheiro".
Bancos tão iguais, com as mesmas características e adversidades, como os ladrões de plantão e afins. Cidades distantes e os bancos sempre serão iguais, e sempre que você se sentar para tomar um chopp com seus amigos e olhar para qualquer banco lembrará de um semelhante de outra cidade por onde passou: É sempre assim, eles são iguais e me fazem lembrar de lugares diferentes por onde andei: Até que não é uma má idéia...
.........................................................
Essa é a banda e essa é a canção!
Bon Jovi - The distance
http://www.youtube.com/watch?v=MBnoK5lXMxY